sexta-feira, 8 de maio de 2015

Tarte de morangos


Já andava para experimentar fazer este tipo de tarte há algum tempo. Com a temperatura a subir, sabe sempre bem uma sobremesa assim mais a tender para o fresquinho...com um toque de fruta! ;-)

Sem esquecer a doçura, pois aqui a malta é bem gulosa, resolvi fazer esta tarte: fresquinha, doce e de comer e chorar por mais.

Ingredientes:

1 - Base de massa quebrada de compra
500 g - Morangos
1 - Saqueta de gelatina de morango

Para o creme da tarte:

70 g  - Açúcar
1 - Casquinha fininha de limão
1 - Ovo
300 ml - Leite
15 g - Amido de milho (Maizena)
Meia colher de café de aroma de baunilha

Preparação:

1 - Estender a massa numa tarteira, cortar o excesso, picar com um garfo e colocar por cima feijão ou grão seco de modo a fazer peso para ir ao forno cozer.
2 - Levar a massa ao forno por 20 min a 200ºC ( ou conforme as instruções da embalagem), vigiando sempre para não queimar nem ficar com formato estranho.
3 - Enquanto estiver a massa no forno, misturar todos os ingredientes para o creme num tacho, e levar a lume brando para engrossar mexendo sempre.
4 - Retirar o creme do lume quando este já possuir a consistência adequada e deixar arrefecer um pouco.
5 - Retirar a massa do forno e reservar para deixar arrefecer também (retirar o grão/feijão).
6 - Fazer a saqueta de gelatina conforme as instruções da embalagem, e deixar arrefecer um bom bocado mas sem deixar prender.
7 - Lavar os morangos e laminá-los.
8 - Já com tudo mais ou menos arrefecido, se estiver ainda um pouco morno não há problema, começar a montar a tarte: colocar o creme sobre a base cobrindo uniformemente.
9 - Colocar os morangos dispostos por cima deste creme de modo a ficar com um aspecto bonitinho! ;-) 
10 - De seguida e com cuidado verter a gelatina em cima da tarte, tendo em conta que não convém escangalhar toda a obra de arte já feita! Se puderem fazer com que todos os morangos sejam "abençoados" com a gelatina tanto melhor, conservam-se com melhor aspecto quando a tarte for para o frigorífico.
11 - Levar ao frigorífico por umas horas até a gelatina prender.
12 - Servir fresco. Come-se com e sem apetite! ;-)





Obrigada pela visita!!!

2 comentários: