domingo, 17 de janeiro de 2016

Bolo de flocos de aveia e baunilha

Estou de dieta...dieta de colesterol que não me larga! 

Tenho uma forma algo particular de fazer dieta, reduzo onde sei que estou a fazer asneiras, e crio novos pratos que contenham ingredientes benéficos, como é o caso deste. Por vezes resulta muito mal, e por vezes até eu me surpreendo com o resultado, como é o caso deste, ficou tãoooo...bom! ;-)
Tem um sabor tipo bola de berlim!

A aveia é um ingrediente muito importante para quem quer controlar os níveis de colesterol. Até há pouco tempo, flocos de aveia era algo para o qual eu olhava no supermercado e nem ligava, e que ficava no limiar entre alpista e ração para os pintos...como eu estava enganada! Experimentei por me cansar de ver uma colega de trabalho a comer aquilo e a falar de receitas que levassem aveia...neste momento adoro pôr flocos de aveia numa série de coisas, dá um sabor doce e diferente...enfim coisas que só a experimentar nós conseguimos entender.

Ingredientes:

4 - Ovos
1/2 - Chávena de óleo
2 - Chávenas de farinha (com fermento)
1 e 1/2 - Chávenas de açúcar
1 - Chávena de leite
1 - Chávena de flocos de aveia
2 - Colheres de chá de aroma de baunilha
1 - Colher de chá de fermento
Açúcar para decorar q.b.

Preparação:

1 - Separar as claras das gemas.
2 - Juntar às gemas o açúcar, e bater bem com a batedeira.
3 - De seguida juntar o óleo, e bater.
4 - Juntar o leite, bater bem e por fim a farinha e os flocos de aveia.
5 - Aromatizar com a baunilha e só por fim acrescentar as claras já batidas em castelo.
6 - Colocar numa forma de buraco já previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
7 - Levar a forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 40 min e fazer o teste do palito até sair seco.
8 - Retirar do forno deixar arrefecer um pouco 5 minutos até desenformar.
9 - Polvilhar com açúcar enquanto ainda estiver quente.

Deliciem-se e digam o que acharam...



Nota: Duvido que esta receita ajude a reduzir o que quer que seja de colesterol, mas que é boa e me surpreendeu pela positiva, lá disso não tenho dúvidas nenhumas!

Obrigada pela visita!


4 comentários:

  1. A aveia existe na minha vida desde... sempre! A minha mae tinha sempre em casa para fazer papas de aveia. Eu, porém, dou-lhe muitas outras utilizações. Costumo também fazer bolos com aveia, gosto muito! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu foi a primeira vez que usei em bolos. Já usei em crepes e fica delicioso também. Mas este é daqueles "a repetir" sem dúvida!

      Eliminar
  2. Ficou com um aspecto bem fofinho este bolo, uma boa opção sem dúvida! :)
    Beijinhos
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É super fofo, e com uma sabor maravilhoso! Beijinhos!

      Eliminar