sexta-feira, 17 de maio de 2019

Bôla queijo e fiambre

Encerrei a minha luta pela bôla perfeita! 
Finalmente encontrei a receita que dá certo, e tinha mesmo de partilhar convosco!
Não posso deixar de me sentir orgulhosa, porque adoro estas lancheiras, merendas, ou como lhe quiserem chamar. Ficam fofas e muito saborosas, podem fazer em formato XL e depois cortar em fatias, ou fazer já em doses individuais tipo as que se vêem nas pastelarias. 

Descobri estas meninas no meu querido blog "As coisas da Mãe Sofia", que só tem coisas boas...fiz uma alteração aqui outra ali, e saíram lindas e maravilhosas. Já repeti várias vezes e correu sempre bem, coisa complicada para quem, de cada vez que era preciso amassar e levedar, era meio caminho andado para sair asneira...

Ingredientes:

800 g - Farinha T65 (sem fermento)
100 g - Açúcar
100 g - Manteiga à temperatura ambiente (manteiga mesmo!)
10 g - Fermento de padeiro seco
6 - Gemas
300 ml - Leite à temperatura ambiente
2 - colheres de café rasas de sal fino
200 g - Fiambre
200 g - Queijo Mozzarela fatiado (ou flamengo)
1 - Ovo (para pincelar)

Preparação:

1 - Numa taça coloca-se: 250 ml de leite, a manteiga, o açúcar e o sal, e bater tudo com a batedeira.
2 - Juntar as gemas, e misturar bem.
3 - Amornar o restante leite (só morno, não pode ser quente), e desfazer nele o fermento em pó, deixando repousar por 2 ou 3 minutos.
4 - Adicionar o leite com o fermento à mistura.
5 - Colocar na batedeira as varetas de amassar (em espiral), e ir adicionando à mistura a farinha até a massa estar completamente homogeneizada e se desprender das paredes da taça.
6 - Fazer uma bola com a massa, tapar a taça com película aderente e deixar levedar por 1h ou até dobrar de volume, num local quente (que pode ser o forno 5 minutos pré aquecido a 50ºC, e depois de desligado, colocar a taça lá dentro com a porta do forno entreaberta).
7 - Quando já tiver levedado, polvilhar uma superfície com um pouco de farinha, dividir a massa ao meio e estender a metade da massa até fazer mais ou menos um rectângulo.
8 - Colocar a massa estendida num tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal no fundo, untado e polvilhado com farinha.
9 - Colocar primeiro o fiambre e só depois o queijo, 2 camadas de cada.
10 - Estender a restante massa em rectângulo, e colocar por cima, tendo o cuidado de molhar as pontas da massa de baixo para que a de cima cole à de baixo.
11 - Picar a toda a volta com um garfo para agarrar bem e fazer a forma de xadrez com um cortador de pizza, fazendo uma ligeira pressão.
12 - Pincelar com ovo batido, e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC por 25 minutos aproximadamente, ou até a superfície estar dourada.




Nota: Já fiz com chourição e queijo, ficou maravilhoso...e já fiz até com Nutella como recheio...não preciso de dizer como ficou, pois não?

Espero que gostem! 

Óptimo para lanche, aniversários ou só porque nos apetece!

Obrigada pela visita...


Sem comentários:

Enviar um comentário