terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cake Pops

Recebido o livro da Bakerella a vontade de fazer Cake Pops pela primeira vez era enorme.

E aqui está a minha obra de arte!



Dei uma vista de olhos pelas páginas do livro onde retive o essencial da mensagem:

- não é preciso ser uma profissional;
- parece difícil mas é muito fácil;
- é divertido e puxa pela imaginação;
- causa impacto só de olhar para eles;
- se não tivermos os ingredientes "normais" pode-se inventar e experimentar;
- o máximo que pode acontecer é um desastre docinho, docinho... ;-)

Pus mãos à obra...investiguei lojas da especialidade nas redondezas, mas como não vivo propriamente na cidade (embora haja uma lojinha bem fixe com estas coisas aqui na terrinha), decidi iniciar esta minha aventura com ingredientes caseiro que se poderiam comprar até na mercearia mais simples.

Ingredientes (normalmente usados):

 - bolo (à escolha, comprado, pré-feito, caseiro... embora não convenha que seja de fruta para não ficar demasiado húmido, conselho da Bakerella, mas ainda não experimentei)
- recheio de bolo ( feito em casa, ou comprado, o que a imaginação ditar! Ou a dispensa...)
- Sucedâneo ou Candy Melts (aqui começou a minha dúvida...)
- pauzinhos de chupa chupa ( normalmente há à venda em saquetas de 100 unidades, em lojas como a Casa,...)

O que é sucedâneo ou Candy Melts?

É aquilo que vamos usar para revestir os Cake Pops. Encontra-se em lojas da especialidade e online com relativa facilidade, no entanto, na ida ao supermercado, é difícil... é fácil de trabalhar e derreter e enrijece com facilidade para depois se poder decorar. Pode-se usar em Cake Pops, bolachas, biscoitos...e há numa grande variedade de cores e sabores.

Ingredientes (que eu usei):

- preparado de bolo de chocolate (usei do pingo doce)
- leite condensado
- 1 tablete chocolate branco
- 1 tablete de chocolate culinário
- espetos de madeira de churrasco
- enfeites de chocolate, coloridos e coco ralado

Preparação:

1. Coloquei o preparado numa forma previamente untada e levei ao forno por 25 min conforme as instruções da embalagens...e que resultou num pequeno grande desastre, já que o preparado era muito pouco para a forma que eu tinha...



2. Ultrapassado o estado de choque... ;-) Deixei arrefecer de um dia para o outro, mas umas horas bastam. Esfarelei o bolo bem fininho com as mãos, e fui adicionando leite condensado para ligar, cerca de 3 colheres de sopa.

3. Amassei bem com as costa de uma colher até estar bem ligado e fiz bolinhas com as mãos, mais ou menos do tamanho de chupa chupas. Levei ao frio umas 4 horas.

4. Para que o chocolate fique no ponto, ou seja, fique fluido o suficiente para banhar o Cake Pop e fique rijo suficientemente rápido para decorar e se segurar no pau, tem de ser temperado.

5.  Para temperar o chocolate, corta-se a tablete em 3 partes, 2 delas parte-se em bocadinhos e vai ao lume em banho de maria até derreter lentamente, quando estiver derretido, retirar do lume (mas manter o tacho com água por baixo para que o chocolate se mantenha líquido) e adicionar o restante chocolate cortado em bocadinhos pequenos e mexer até derreter completamente. E pronto, está temperado! Fiz primeiro com o branco, e depois com o negro.

6. Cortei os espetos ao meio, cerca de 12 espetos (deu 24 pauzinhos), com uma tesoura de podar para ficarem direitinhos.

7. Molhei cerca de 1 cm no chocolate e introduzi na bolinha. Fiz isto com todos e fui colocando no frigorífico para segurar bem.

8. Quando estavam todos, comecei a banhar os chupa chupas no chocolate, e com a ajuda de uma colher acabei de cobrir as partes que não estavam banhadas. Tem de se ir rodando o chupa chupa e ir batendo com o dedo no pauzinho para que saia o excesso de chocolate do mesmo. Como não tinha aqueles apoios XPTO de Cake Pops, usei duas taças cheias de arroz para segurar os pauzinhos até que secassem completamente. Uns fui colocando logo os enfeites, enquanto estavam húmidos, outros guardei para colocar fiozinhos do outro chocolate por cima. Com o restinho de um dos chocolates fiz os fiozinhos no outro, é uma forma de aproveitar o chocolate até ao fim, e enfeitar os bolinhos.

9. Conforme iam secando, ia colocando no frigorífico deitados sobre um tabuleiro com papel vegetal para que enrijecessem melhor. E aqui está o resultado!




Parece difícil, mas não é!

Aconselho vivamente o livro, ajuda muito com as técnicas e a dar inspiração. Se o quiserem encomendar, tenho códigos de desconto para oferecer, válidos até ao fim de Dezembro.

Para a próxima vou fazer com um bolo feito por mim...e com nutela para ligar!!! Já estou a magicar... ;-)

Obrigada pela visita!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário