domingo, 27 de abril de 2014

Bolo de Bolacha

Finalmente...

Finalmente consegui acertar com o bolo de bolacha! Adoro bolo de bolacha, mas sempre tive um certo problema com este dito bolo aparentemente tão simples. 

Não sei se sou a única ou não, mas o meu problema com o bolo de bolacha é o seguinte, ou são os seguintes: 

- Ou ficavam as bolachas demasiado demolhadas em café, e o bolo ou empapava e escangalhava-se todo, ou demolhava menos na esperança de ficar um bolinho direitinho e quando se ia a partir o bolo, algumas bolachas encontravam-se ainda rijas e secas por dentro, e muitas das vezes bolo escangalhado na mesma :-(

- O creme... outro drama: manteiga ou creme vegetal??? Manteiga tem um sabor muito forte, mas na maior parte das receitas diz manteiga, mas querem dizer creme vegetal (planta e afins...) ou então não...com ou sem sal?? Tudo muda o sabor...

- Açúcar em pó ou açúcar normal?? Muitas receita dizem açúcar em pó para que não se note o granulado do açúcar normal, mas o sabor é diferente do açúcar normal, já para não falar na parte do processamento excessivo do dito açúcar em pó...

Enfim... a receita perfeita, das minhas mãos teimava em não sair...até que alguém, me confidenciou o segredo, e tão tão simples como é bom em resultado. Aqui vai:

Ingredientes:

- 3 pacotes de bolacha torrada rectangular
- 200 g de creme vegetal (eu usei Planta)
- 200 g de açúcar
- café solúvel para demolhar as bolachas (ou de máquina daquele mais fraquinho)
- 1 café expresso para misturar no creme (eu usei um café Buondi da Dolce Gusto)

Preparação:

1 - Preparar o café solúvel para demolhar as bolachas.
2 - Preparar o creme: tendo o creme vegetal à temperatura ambiente, misturar com o açúcar com a batedeira eléctrica até ficar um creme esbranquiçado. Juntar aos poucos o café expresso neste creme e continuar a bater até uniformizar.
3- Demolhar as bolacha por 5 segundos mais ou menos no café e dispor em cima de um prato com o formato pretendido.
4 - Colocar uma camada de creme.
5 - Colocar nova camada de bolachas seguida de creme até obter o tamanho pretendido.
6 - Por fim , barrar o resto do bolo com o creme e polvilhar com a bolacha partida em pequenos pedaços grosseiramente feitos com as mãos.
7 - NÃO SERVIR...aqui está o truque...esperar 2 dias até servir o bolo, para que o granulado do açúcar derreta e uniformize, e as bolachas embebam o creme e fiquem simplesmente com a textura perfeita! Se precisarem de um bolo para domingo, façam-no na sexta, sempre 2 dias antes. Assim o bolo fica direitinho quando o fazem e óptimo quando se come!

Aproveitem e desfrutem!!!

 E digam se também tinham estes problemas...e se estes truques o resolveram!





Perfeito para a ementa do primeiro aniversário da filhota! ;-)

Obrigada pela visita!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário