domingo, 27 de outubro de 2013

Peixe no forno

Normalmente, quando tenho pouco tempo e muito que fazer, recorro a este prato (entre outros igualmente fáceis). Este blog não é para "experts" e muito menos para grandes Chefs, é para pessoas normais, que cozinham, gostam de aprender, trocar truques, dicas e receitas, pelo que qualquer pessoa mais "evoluída" em termos culinários é capaz de achar estas receitas um bocado...enfim, básicas. Efetivamente são, mas é aquilo que se pode fazer no dia a dia de uma pessoa que trabalha, é mãe, mulher, gosta de ter tempo para ela própria, de ter as coisas minimamente organizadas e gosta ainda de procrastinar de vez em quando... ; )

Ora então vamos lá ao peixinho...

Ingredientes:

- 2 peixes médios à escolha (ou um grande, eu usei douradas)
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- polpa de tomate q.b.
- 1 folha de louro
- 1 dl de vinho branco
- 1dl de azeite
- 1 colher de chá tomilho
- 1 colher de chá de sal
- 3 batatas grandes

1. Numa pequena panela colocar a cebola cortada às rodelas, o azeite, o louro, a polpa de tomate, o vinho branco, o sal , o tomilho e o alho previamente esmagado.
2. Levar a lume brando por 5 minutos indo mexendo de vez em quando.



 3. Colocar os peixes previamente amanhados num tabuleiro.



 4. Colocar a cebolada por cima dos peixes e levar ao forno por 45 minutos a 180ºC.





5. Enquanto vai ao forno pode-se colocar as batatas previamente descascadas em voltas do peixe, para que assem com ele, ou simplesmente cozê-las para acompanhar.

Eis o aspeto final:




Nota: Eu coloquei ainda tomate cherry no refogado pois tenho montes deles no congelador e tenho de os ir gastando. Não coloquei as batatas em volta simplesmente porque me esqueci. às vezes queremos fazer tudo ao mesmo tempo...e resulta nisto.

Espero que gostem! Obrigada pela visita!

Sem comentários:

Publicar um comentário