sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Queques de Divertidos

Feliz Ano Novo!

Espero que o Natal tenha sido doce, e que com a minha ajuda este novo ano se encha de aventuras culinárias de fazer inveja, ou de fazer rir, a tudo e todos! ;-)



Estes bolinhos foram os eleitos para abrilhantar ou melhor, colorir, a mesa de Natal. Parecem saídos da história de Hansel e Gretel e a casinha de chocolate, e são ideais para quem tem pequenada em casa, festinhas de aniversário e afins. Eu inspirei-me na minha pequena, embora ela ainda não coma nada disto...

Usei duas receitas de queques, uma de baunilha, e outra de mármore, de modo a criar espectativa a quem os ia provar.

Queques de Baunilha:

Ingredientes:


- 120 g de  manteiga amolecida
- 80 g de açúcar
- 2 ovos grandes
- 130 g de farinha
- 1 colher pequena de café de fermento
- 2 colheres de sopa de leite
- 1 colher de chá de aroma de baunilha

Preparação:


1. Misture o açúcar com a manteiga até obter um creme liso e esbranquiçado.

2. Junte os ovos um a um e misture.

3. Junte a farinha e o fermento e misture.
4. Junte o leite, e o aroma de baunilha e misture bem.
5. Coloque as forminhas de papel para queques dentro das formas para ir ao forno.
6. Encha as forminhas com massa mais ou menos até meio.
7. Ligue o forno a 180ºC e ponha a cozer 15 min.
8. Verifique a cozedura com um palito, se sair limpo, é porque estão prontos.

Queques mármore:

Ingredientes:

- 100 g de manteiga amolecida
- 100 g de açúcar
- 2 ovos

- 80 g de
farinha
- 20 g de Maizena
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 50 g de
chocolate
- 3 colheres de sopa de leite


Preparação:

1. Coloque a manteiga dentro de uma taça e misture o açúcar até obter um creme.
2. Junte o ovos e mexa bem.
3. Junte a farinha, a Maizena e o fermento e misture bem.
4. Parta o chocolate em pedaços para dentro de uma tigela de vidro, adicione o leite e leve ao micro-ondas durante cerca de 30 segundos.
5. Mexa o preparado até o chocolate estar completamente derretido e junte-lhe cerca de metade da massa do bolo.
6. Distribua as massas em colheradas alternadas por formas descartáveis para queques, previamente colocadas num tabuleiro e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
7. Faça o teste do palito, se sair limpo, estão prontos.
A cobertura que fiz foi com chocolate de leite previamente temperado, como já ensinei a fazer, bolinhas pequenas de açúcar e M&M's, que eu adoro! Mas fica ao critério de cada um, claro!




Obrigada pela visita! Doce Ano Novo!
 

2 comentários:

  1. Muito giros, o meu filhote iria adorar!!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom, fico mesmo contente de receber no meu blog, um blog de culinária :) acho que não tinha ainda!! Já sei onde venho colocar as minhas dúvidas na cozinha (hehe).
    Em relação à pergunta que deixou no meu blog, peço desculpas não ajudar muito mas não faço a mínima ideia sobre as tintas que eles usam. Grande parte das lojas online que existem neste momento (internacionais), mandam vir as suas roupas de HONG KONG (o fornecedor é mais barato). Eu já fiz dezenas de encomendas pelo site ebay, talvez mais de 100 peças, em roupa, tops, t-shirts... Não me posso queixar. A última encomenda que fiz pela sammy veio com defeito, ás vezes os problemas das lojas que se assumem mesmo chinesas online, é que as peças podem vir com algum defeito. Não me recordo se foi na mesma, mas encomendei uns sapatos que um deles servia-me na perfeição, e o outro tava larguíssimo.
    Actualmente só faço compras na loja ROMWE, até ao momento não me posso queixar de alguma peça com defeito, e espero no futuro não ter nenhuma reclamação!
    A loja também faz free shipping, ou seja os portes não se pagam para qualquer parte do planeta, claro que demora talvez 30 dias a chegar. O último post que fiz foi sobre um colar, demorou 26 dias, mas encomendei na altura do natal. Aproveite, a romwe tem coisas bonitas, eu no facebook do blog publico sempre quando eles têm promoções, assim o preço desce sempre mais um pouquinho :)
    Qualquer dúvida, pode ver os posts que já fiz no blog sobre a romwe. Qualquer dúvida, não hesite :)

    http://xoxoentresaias.blogspot.pt/2014/01/o-que-o-carteiro-trouxe-2.html
    http://xoxoentresaias.blogspot.pt/2014/01/o-que-o-carteiro-trouxe-romwe.html

    ResponderEliminar